Conheça as regiões!



Languedoc-Roussillon

Situadas na região sul, na costa mediterrânea, estas duas AOC são praticamente continuas. O Languedoc está mais a leste e faz limite com o extremo oeste da Provence, enquanto o Roussillon está mais a sudoeste, estendendo-se até os Pirineus, quase na fronteira com a Espanha. As cidades de maior destaque do Languedoc são Nîmes, Montpellier, Sète e Bézier e as do Roussillon são Narbonne, Carcassone, Minervois, Saint-Hilaire e Limoux. Essas duas regiões produzem principalmente vinhos...


Continue lendo...


Alsace

Situa-se na região nordeste, entre as cidades de Strasbourg, ao norte, e Moulhouse, ao sul, na fronteira com a Alemanha, da qual é separada pelo rio Reno (Rhin), que faz a divisa entre os dois países. É uma região muito peculiar histórica e enologicamente, pois foi território alemão por várias vezes nos séculos X, XVII, XIX e XX.

Ao contrário das outras regiões vinícolas da França, a Alsácia...


Continue lendo...



Bourgogne

A Bourgogne divide com Bordeaux o título de mais famosa região vinícola da França. Entender os vinhos da Bourgogne é uma tarefa complexa, pois ela possui uma grande variedade de vinhedos individuais, de propriedades, de estilos e técnicas de vinificação.

Ao contrário de Bordeaux, onde os Crus Classés são produzidos em uma única propriedade (Château), na Bourgogne há, na maioria das vezes, vários produtores de um mesmo Cru...


Continue lendo...



Val de Loire

O Val de Loire corresponde à região entre Nantes e Orléans, enquanto que todo o território percorrido pelo rio e seus inúmeros afluentes denomina-se região de La Vallée de la Loire et Centre.

O Val de Loire situa-se na região noroeste da França, ao sul de Paris, ao norte de Bordeaux e se limita a leste pela região da Bourgogne, passa pelas cidades de Sancerre e Pouilly-sur-Loire e vai até a cidade de Orléans. A partir daí,


Continue lendo...



Bordeaux

Bordeaux é, sem dúvida, a região vinícola mais prestigiosa da França e ao mesmo tempo a que abriga o maior número de vinhos de alta qualidade. Situa-se na região sudoeste da França, na costa da atlântica, junto à foz do rio Gironde e se estende em grande entorno da cidade de Bordeaux, que dá o nome à região como um todo.

As 57 sub-regiões AOC de Bordeaux distribuem-se em...


Continue lendo...



Sud-Ouest

O Sudoeste, situado ao sul da cidade de Bordeaux, estende-se a oeste até a fronteira com a Espanha, sendo uma das regiões de maior tradição enogastronômica da França.

Curiosamente, sub-regiões desta AOC estão encravadas dentro da região da AOC Bordeaux. Os seus vinhos são inconfundíveis, pois são elaborados a partir de grande variedade de uvas antigas, hoje...


Continue lendo...



Beaujolais

A região de Beaujolais fica na parte mais ao sul da Borgonha, logo depois de Lyon.

É famosa pela tipicidade única de seus vinhos, produzidos com a uva tinta Gamay.

O vinho de Beaujolais ficou famoso mundialmente a partir do projeto do Beaujolais Nouveau, que é o primeiro vinho engarrafado na nova safra.

Antes era um vinho simples compartilhado por todos os vinicultores locais para festejar a nova safra, mas...


Continue lendo...



Rhône

A região da Côtes du Rhône é quase uma continuação da Bourgogne, ao sul de Lion, e divide-se em duas sub-regiões, Setentrional e Meridional.

Como o nome indica, toda a região se desenvolve nas encostas do rio Rhône e seu entorno. Aqui se produzem principalmente vinhos tintos, mas existem alguns rosés e brancos.

Suas grandes estrelas são dois tintos míticos, o...


Continue lendo...



Mâconnais

Texto sobre Mâconnais...


Continue lendo...